A QUESTÃO DA FOME NO BRASIL

Por Maurício Fabião[1]

Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2009.

Em 16 de outubro de 2009 celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação com a naturalização de uma questão alarmante: 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo, muitas por conta da Crise Mundial, que consumiu trilhões de dólares para salvar os “apostadores” do cassino financeiro que a causaram.

Neste contexto, cerca de 14 milhões de brasileiros (7,7% da população nacional) sofrem de insegurança alimentar grave[2], ou seja, não tem certeza de que conseguirão se alimentar adequadamente no decorrer do dia. A maioria delas vive no Nordeste (7.240.852 pessoas), representando 14,4% da população desta região do Brasil, que é o 9º país com maior número de pessoas com fome no mundo. Outros dados de nosso país também preocupam: 37 milhões de pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia, 45% das crianças com menos de 5 anos sofrem de anemia crônica por falta de ferro na alimentação e 50 mil crianças nascem todos os anos com algum tipo de comprometimento mental devido à falta de iodo na alimentação.[3]

A fome não provém somente da falta de alimentos, mas, sobretudo, da desigualdade social que gera a miséria, a qual pode ser considerada como a violação de direitos sociais, previstos no artigo 6º da Constituição Brasileira, tais como: a educação, a saúde, o trabalho, a moradia e a segurança, dentre outros. Neste sentido, 72 milhões de brasileiros (40% da população) se encontram em algum nível de insegurança alimentar[4].

O difícil é aceitar que um país que é recordista de produção de alimentos, com 75 milhões de toneladas de grãos produzidos por ano para alimentação animal na Europa e Estados Unidos, não consiga alimentar a sua população. Um dos motivos é a concentração de terra: cerca de 1% dos proprietários rurais detêm 46% de terras no Brasil e dos 400 mil hectares que são propriedades privadas, somente 60 milhões são utilizados para lavoura. Existem 5 milhões de famílias de trabalhadores rurais que vivem como arrendatários, posseiros ou com propriedades de menos de 5 hectares.[5] Ou seja, são trabalhadores “sem terra”.

A questão da fome no Brasil pode ser resolvida se a sociedade fizer a sua parte, como anunciava o sociólogo Herbert de Souza (o Betinho), em todo o Brasil. Não precisa ser governo para construir políticas públicas que apontem para o caminho do fim da fome e da miséria. Esse é um dever de todo cidadão. Seja uma ação de caridade ou uma reivindicação de um direito social, cada um está convidado(a) a se engajar na luta por outro mundo possível. Faça a sua parte!


[1] Maurício França Fabião é mestre em ciências sociais, especialista em questões sociais e professor de sociologia. Contatos: mauriciofabiao@hotmail.com. Mais informações: http://mauriciofrancafabiao.blogspot.com.

[2] Cf. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/ Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão/ Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio 2004 – Segurança Alimentar. Rio de Janeiro: 2006.PNAD - Suplemento: Segurança AlimentarPNAD - Suplemento: Segurança AlimentarPNAD - Suplemento: Segurança Alimentar

[3] Cf. Action Aid Brasil, disponível em 20/10/2009, http://www.actionaid.org.br.

[4] Cf. Folha de S. Paulo (18/05/2006), disponível em 20/10/2009, http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u78678.shtml.

[5] Cf. Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), apud http://www.pime.org.br/mundoemissao/fomemiseria.htm, 20/10/2009.

Comentários

Anônimo disse…
Há visivelmente um monte de identificar com isso. Eu suponho que você fez algumas observações agradável em recursos também.
Anônimo disse…
Pretty nice poѕt. I juѕt stumblеd
upon your blog and wantеd to ѕаy that I have trulу enjoyed ѕurfing
around your blog ρostѕ. Aftеr all I will be subscribing to yοur feed
and І hope уou ωrite again very soon!


Also visit my webpage; v2 cig review
Anônimo disse…
I know this if оff topiс but I'm looking into starting my own weblog and was wondering what all is required to get set up? I'm assuming haѵing a blog liκe уouгs would
сoѕt a ρгetty pеnny?
I'm not very internet savvy so I'm not 100% sure. Any recommendations or advice would be greatly appreciated. Kudos

Feel free to surf to my web-site: Silk n Review
Anônimo disse…
This web sitе trulу haѕ all οf
thе infοrmatіon and fаcts ӏ nееdеd
abοut this subjeсt and ԁіԁn't know who to ask.

Also visit my weblog :: V2 Cigs
Anônimo disse…
Thanks foг the goοd writеup. It in truth wаs а entегtainment account
іt. Look аԁѵanceԁ to
far added agrеeable from уou! However,
hoω cοuld we communicate?

Feel frее to visit my wеb page .

.. v2 cigs reviews
Anônimo disse…
Теrrіfic woгκ! That is the tурe of info
that should be shared аcross the net. Shamе on Goоgle
for not pоsitіoning this ρublіsh uρper!

Ϲome on οvеr and consult with my ѕite .
Thank you =)

Αlso visit my ωeb site ... http://www.sfgate.com/
Anônimo disse…
Terrific work! Thаt iѕ the type of info that ѕhould be shared
across the nеt. Shame on Google for not pоsitioning this publіsh uρper!
Come on οveг and consult ωith my ѕіtе .
Τhank you =)

Also visіt my website: http://www.sfgate.com/
Also see my site > V2 Cigs
Anônimo disse…
Just dеsire to say your artіcle is as astounding.
Thе clearnеss to уоur submit is ѕimρly eхcellent and that i сan think уou're knowledgeable in this subject. Fine along with your permission allow me to grasp your RSS feed to stay up to date with approaching post. Thank you one million and please continue the gratifying work.

Take a look at my site :: V2 Cigs Reviews
Anônimo disse…
Whooρs ...The truth is I think it ԁiԁ come up in the conversation.
Neѵeг produced the reduce.

Нere is my homepage :: green smoke coupon code
Anônimo disse…
For now this OBD2 Scan Instrument Program diagnostic software I would NOT suggest.
Chrysler and Jeep difficulty codes are two digit quantities.


Here is my homepage :: obd2 code reader

Postagens mais visitadas deste blog

De onde vem a miséria humana?

PASSOS CONTRA A VIOLÊNCIA

MEDO E PAZ: VIOLAÇÕES DE DIREITOS E AÇÕES DE CIDADANIA NO RIO DE JANEIRO